Realidade Aumentada

 
18 de junho de 2009
Se você pensava que objetos pulando para fora da tela fossem coisa de filme de ficção científica, conheça a Realidade Aumentada.

É impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? Errado! Dê as boas vindas a uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada, ou (RA). Não se preocupe: ainda estamos longe de acontecimentos como os ilustrados em filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, se é que eles serão possíveis algum dia. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade”, mas isso só significa que elas estão cada vez mais cordiais e responsivas às ações humanas.

De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.

De onde veio isso?
Resumidamente, a Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras. O que isso tem a ver com a Realidade Aumentada? Tudo!

Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.

*Temos um artigo que fala especificamente sobre os códigos bidimensionais, ou QR Codes. Clique aqui para acessá-lo.

Como funciona?
Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:
1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.
O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:
1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.
O vídeo abaixo é um exemplo de como a Realidade Aumentada pode ser usada. No caso apresentado, são utilizadas impressões aparentemente sem qualquer sentido, mas que já estão programadas no software de interpretação e são transformadas em objetos tridimensionais, como telefones e formas geométricas.



 

Postado por Bananas Frita



Google








Haznos Blog
Fonte Rosa
Piadas Ruins é que são boas
Copi Cola
Super Pérolas
O Melhor do YouTube
Bebendo Fumaça
Bomba Digital
Blog Xuxu Beleza
Praticando Humor



Se você gostou do nosso Blog, ajude a divulgá-lo. É só Copiar o código abaixo e colocar no seu blog ou site. Depois é só avisar que será um prazer ter um link seu aqui também.

Bananas Frita - Inutilidades à Dúzia





A Camisa 12
Baile Som
BlogBlogs
Blog Silence
Blogaragem
Castor Racional
Celular 4G
Cido Net
Clube da Skina
Cópia de Muitos
Copião
Dipsomanos
Dono da Internet
Edital
Empório de Vídeos
Falcão Prateado
Filosofia do Sexo
GAMEZONE PLAY2
Garotas Pink
Gritos Verticais
Herlkeson
Humorsa
Infolandiax
ISSO É BIZARRO
Jack Downloads
Janela Virtual
Kel Ribeiro
Kiss My ASS
Liberados-Free
Limites Zero
Loukitos
Luluzinhas Perdidas
Monetização On.
Mundo da Brabu
Na Real
Nação Petrópolis
Nadave
O Último Riso
O Zoador
Orkut de Bêbado
Os Infelizes
Os Toxicos
Pandora
Pica Pau Brazil
Pó(ética Herética)
Prosa e Poesia
Putz Bloguei
Racco
Sacripância
Seguidores do Velho Barreiro
Seu Hipocrita
Seu Ritmo
Só na Cachaça
Sobminhadireção
Sons de Sonetos
Speedy em Barbosa
Speed Racer Br.
Super Pérolas
Tudo A Ve
Um Tudo
Via Online
World Vip
Xateando






online

:: webdesigner :: Guilherme Louro ::

 
 
-->